We Were Liars por E. Lockhart

12483970

É verdade o que dizem: não leia nada sobre esse livro antes de lê-lo e se algum amigo o perguntar sobre o final minta, descaradamente porque se tu contar ele pode nunca mais te perdoar! Dizendo isso essa provavelmente vai ser a resenha mais difícil que eu já escrevi porque eu vou ter que ficar cuidando para não deixar escapar nada de possíveis spoilers.

O livro traz como protagonista Cadance Sinclair Eastman, uma garota de dezessete anos, da perfeita família Sinclair – que são basicamente os Kennedy, sem a politica. Ser uma Sinclair significa que ela vai ter um lindo cabelo loiro e um sorriso perfeito, e também que todos os verões de sua vida serão passados na ilha privada da família. Mas algo aconteceu no seu décimo quinto verão, um acidente que a manteve afastada da ilha até o seu décimo sétimo verão. Agora é a hora de Cadance e nos junto com ela, botar as peças juntas e descobrir o que realmente aconteceu.

Cadance não é a personagem mais simpática que eu já me deparei por ai, sendo uma garota rica e basicamente com todas as chances do mundo foi extremamente difícil de eu me importar com ela ao longo da história – o que fez com que eu não curtisse muito a leitura na maior parte do tempo. Mas eu acredito que Cadance foi criada para ser assim mesmo, não para atrair a nossa simpatia, mas para ser completamente entendida somente depois de terminar o livro.

Os outros personagens da família Sinclair são basicamente a mesma coisa que Cadance: tem o mundo aos seus pés e o maior problema é quem vai conseguir tirar mais dinheiro do papai, o que torna extremamente difícil de gostar dessas pessoas. O único personagem que eu gostei genuinamente foi Gat, ele é meio indiano-meio americano e não faz parte da família, é o sobrinho do marido de uma das filhas Sinclair – o que o torna alguém de fora da família e o único capaz de enxergar a realidade daquelas pessoas. Interessado em politica e basicamente em como o mundo funciona Gat foi o personagem mais interessante da história.

Outro ponto que pode não agradar a todos é o estilo de escrita, se você gosta de E. E. Cummings ou da Tahereh Mafi (escritora da série “Estilhaça-me”) eu acredito que você irá gostar do estilo de escrita desse livro já que conta com várias metáforas e
quebra
de
linhas
e uma pontuação nada usual, mas se isso soa como um pesadelo para você fique longe! Eu por outro lado sou uma fã de qualquer narrativa que seja diferente então amei o jeito que essa história foi contada e marquei tantas, mais tantas passagens no meu ebook.

Mas apesar de eu ter gostada da prosa, esse estilo de escrita fez com que fosse um pouco confusa a leitura. Tem uma parte logo no começo do livro que Cadance narra que ela se machuca, mas é uma metáfora e depois mais adiante no livro ela realmente se machuca e eu fiquei insegura se aquilo era mais uma metáfora para os sentimentos dela ou não. Isso também fez com que vários temas delicados fossem passados por cima, sem muita profundidade, e tudo bem  o tema do livro é o décimo quinto verão, mas eu gostaria que algumas coisas tivessem sido mais exploradas.

E sobre o final, bom eu não posso dizer nada além de que: vale a pena. Vale a pena suportar uma personagem não gostável, vale a pena tentar se aventurar em uma narrativa diferente, vale a pena ler esse livro por aquele final, eu tenho certeza que não vou conseguir esquecer dessa história (e de todas as lágrimas que me deu) por um longo tempo e planejo re lê-lo logo, logo.

O livro foi publicado em maio nos USA, pela editora Delacorte Press e será lançado aqui no Brasil no segundo semestre de 2014, pela editora Seguinte – leia antes que os spoilers comecem a voar por ai!

Uma ideia sobre “We Were Liars por E. Lockhart

  1. Pingback: Para ler… | Deyse Diz Tudo

Deixe um comentário

