Seraphina por Rachel Hartman

29739822

Seraphina por Rachel Hartman
Série: Seraphina #1
Publicado em 2013 pela Editora Jangada

Sinopse: Neste livro você vai conhecer Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música e que possui um terrível segredo. A história se passa no reino medieval de Goredd, onde seres humanos e dragões convivem em harmonia durante décadas, desde a assinatura do Tratado de Paz. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores. Seraphina se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é assassinado bem ao estilo dos dragões. O clima começa a ficar perigosamente tenso e Seraphina passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o Príncipe Lucian Kiggs. Durante essa jornada que pode destruir a paz entre humanos e dragões, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida.

Seraphina foi um livro que eu comprei lá em 2013 por inúmeras recomendações, tanto de blogueiros falantes de inglês quanto brasileiros, mas acabou ficando sentado na minha estante até o começo desse ano – em parte porque eu sempre fico intimidada por livros de fantasia, e em parte porque eu estava esperando conseguir a sequencia porque eu odeio esperar.

Mas, finalmente, no em janeiro desse ano eu decidi que iria ler essa duologia e acabei me surpreendendo. Primeiro, ele não era nada do que eu esperava, apesar de ser fantasia a história central é um mistério, uma morte ocorre logo no começo da história e a partir dai a maior parte do livro se dedica a procurar se o que ocorreu foi um acidente, um assassinato e se foi assassinato, então por quem foi cometido. Eu adorei os aspectos de mistério, já que adoro uma boa história de detetive e a Seraphina se encaixou muito bem nesse papel, também tornou a leitura mais rápida do que eu esperava, já que fantasias geralmente são densas de digerir, mas a vontade de descobrir o que iriamos descobrir a seguir fez com que eu continuasse lendo.

Os aspectos fantásticos são bem poucos na realidade, a fantasia aqui é mais similar a do universo do Game of Thornes do que Harry Potter. Os dragões desse universo são contidos e por isso não temos grandes demonstrações de seus poderes, toda a magia envolvendo eles é cheia de superstições e por isso evitada, assim a história acaba focando muito mais em desenvolver as políticas desse reino e dos humanos x dragões. Eu estava assustada com esse aspecto, porque sempre que li resenhas dizendo que o foco era a política pensava “ugh, já é difícil entender política da vida real, imagina eu tentando quebrar a cabeça e entender a de um livro”, mas não é preciso se preocupar, eu nunca me senti perdida lendo ele e me diverti com essa parte da história – não é nada tão complexo como GoT, mas sim algo mais similar com o feudalismo europeu.

Sobre os personagens, eu tenho que dizer que adorei Seraphina, ela é complexa e forte, mas não no sentido clássico da palavra, ter que esconder metade do que ela é a vida toda torna-a uma personagem dualista – talvez uma das poucas nessa história que tem a capacidade de ver os dois lados dessa guerra. Eu não curti muito o romance, honestamente preferia que ele não existisse, nunca senti nenhuma química entre Seraphina e Lucian, e as implicações morais do envolvimento entre eles torna isso mais negativo aos meus olhos. O relacionamento que eu mais amei foi o da Seraphina com o seu tio, a ligação entre eles é linda e tão poderosa, em um momento quase chorei.

Seraphina é um livro para aqueles amantes de fantasias e mistérios, que buscam algo no setor juvenil que não fica dentro do cliche, apesar de usar um set batido em fantasias (europa medieval) e dragões não serem exatamente algo inusitado esse livro consegue pegar os dois e nos trazer algo novo, inovador e cheio de entretenimento.

 

Deixe um comentário

