Cidade dos Ossos por Cassandra Clare

29739822

Cidade dos Ossos por Cassandra Clare
Série: Os instrumentos mortais #1
Publicado em 2010 pela Galera Record

Sinopse: CIDADE DOS OSSOS nos apresenta Clarissa, uma adolescente típica: aos quase 16 anos mora com a mãe, uma jovem artista viúva. Tem um “tio” postiço, Luke, que de certa forma ocupa o lugar do pai e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Quando Simon e Clary visitam um clube, a menina vê três adolescentes matarem um rapaz. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos.

Sua vida muda completamente. A mãe é raptada por demônios e ela descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary nunca mais será a mesma.

É difícil resenhar sobre Cidade dos Ossos, porque eu já li toda essa série e seu spin-off e agora estou revisitando esse mundo porque ao acabar todos os episódios da série de tv fiquei com uma saudade tremenda desse mundo. A releitura não me decepcionou, esse ainda é o livro mais fraco da Cassandra Clare, na minha opinião, mas eu amo tanto esses personagens que qualquer história com eles é algo que eu não deixo de aproveitar.

O ritmo desse livro é um pouco lento, já que ele é longo com suas quase 500 páginas, mas é necessário que seja assim já que é preciso apresentar o mundo dos Caçadores de Sombras para Clary e o leitor. Apesar disso nós temos algumas lutas com demônios e o final é de tirar o folego, sendo impossível de largar o livro nas suas últimas 100 páginas de muita ação, revelações e traições.

Mas o que faz esse livro ser um dos meus favoritos é os seus personagens, os que mais brilharam nessa segunda leitura foram Simon, Alex e Isabelle. Na primeira vez em que li, tinha tantas coisas para aprender e estava tão focada em Clary e sua missão de salvar a mãe que muitos detalhes dos outros personagens passou batido, agora que já conheço todos um pouco melhor pude notar seu crescimento ao longo da série e ver de onde eles eram, até onde chegaram e é algo incrível – especialmente com Alex, ele era um dos meus personagens menos favoritos no começo, o que antes passava como um garoto irritante e mimado agora eu vejo como seu jeito de mostrar amor e lealdade a sua família.

Para os casais também, na primeira leitura meu foco total era em Clary e Jace, mas agora sabendo quais casais iram se formar no futuro foi muito mais gostoso de ler cada interação deles e se deleitar nos pequenos detalhes. O relacionamento que eu mais gostei nesse livro foi o da Clary e Luke, apesar dele ficar ausente boa parte do livro as cenas delas sempre me ganham, e é claro que ver o relacionamento de Hodge com os Lightwood/Jace foi mais doloroso dessa vez.

Apesar de ter umas passagens mais fracas – como a motivação inicial do circulo que dessa vez não me convenceu nem um pouco e de o vilão ser basicamente um Hitler/Voldemort 2.0, além do fato de que eu nunca vou superar o fato de que o Jace nunca tinha visto uma imagem do Valentine, tipo sério, eu acho isso impossível e é uma coisa que a série conseguiu fazer muito melhor – eu ainda amo essa série e esse livro sempre vai ter um lugar especial na minha estante.

Recomendado para leitores buscando uma nova série de fantasia para ler e que não se importam com livros/séries longas – porque serio, depois de que tu começa uma série dos Caçadores de Sombra, se prepara porque tu vai acabar lendo várias outras.

Deixe um comentário

