Cidade dos Ossos por Cassandra Clare

29739822

Cidade dos Ossos por Cassandra Clare
Série: Os instrumentos mortais #1
Publicado em 2010 pela Galera Record

Sinopse: CIDADE DOS OSSOS nos apresenta Clarissa, uma adolescente típica: aos quase 16 anos mora com a mãe, uma jovem artista viúva. Tem um “tio” postiço, Luke, que de certa forma ocupa o lugar do pai e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Quando Simon e Clary visitam um clube, a menina vê três adolescentes matarem um rapaz. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos.

Sua vida muda completamente. A mãe é raptada por demônios e ela descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary nunca mais será a mesma.

É difícil resenhar sobre Cidade dos Ossos, porque eu já li toda essa série e seu spin-off e agora estou revisitando esse mundo porque ao acabar todos os episódios da série de tv fiquei com uma saudade tremenda desse mundo. A releitura não me decepcionou, esse ainda é o livro mais fraco da Cassandra Clare, na minha opinião, mas eu amo tanto esses personagens que qualquer história com eles é algo que eu não deixo de aproveitar.

O ritmo desse livro é um pouco lento, já que ele é longo com suas quase 500 páginas, mas é necessário que seja assim já que é preciso apresentar o mundo dos Caçadores de Sombras para Clary e o leitor. Apesar disso nós temos algumas lutas com demônios e o final é de tirar o folego, sendo impossível de largar o livro nas suas últimas 100 páginas de muita ação, revelações e traições.

Mas o que faz esse livro ser um dos meus favoritos é os seus personagens, os que mais brilharam nessa segunda leitura foram Simon, Alex e Isabelle. Na primeira vez em que li, tinha tantas coisas para aprender e estava tão focada em Clary e sua missão de salvar a mãe que muitos detalhes dos outros personagens passou batido, agora que já conheço todos um pouco melhor pude notar seu crescimento ao longo da série e ver de onde eles eram, até onde chegaram e é algo incrível – especialmente com Alex, ele era um dos meus personagens menos favoritos no começo, o que antes passava como um garoto irritante e mimado agora eu vejo como seu jeito de mostrar amor e lealdade a sua família.

Para os casais também, na primeira leitura meu foco total era em Clary e Jace, mas agora sabendo quais casais iram se formar no futuro foi muito mais gostoso de ler cada interação deles e se deleitar nos pequenos detalhes. O relacionamento que eu mais gostei nesse livro foi o da Clary e Luke, apesar dele ficar ausente boa parte do livro as cenas delas sempre me ganham, e é claro que ver o relacionamento de Hodge com os Lightwood/Jace foi mais doloroso dessa vez.

Apesar de ter umas passagens mais fracas – como a motivação inicial do circulo que dessa vez não me convenceu nem um pouco e de o vilão ser basicamente um Hitler/Voldemort 2.0, além do fato de que eu nunca vou superar o fato de que o Jace nunca tinha visto uma imagem do Valentine, tipo sério, eu acho isso impossível e é uma coisa que a série conseguiu fazer muito melhor – eu ainda amo essa série e esse livro sempre vai ter um lugar especial na minha estante.

Recomendado para leitores buscando uma nova série de fantasia para ler e que não se importam com livros/séries longas – porque serio, depois de que tu começa uma série dos Caçadores de Sombra, se prepara porque tu vai acabar lendo várias outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s